O software
KOHA é uma solução open-source de gestão de bibliotecas criado na Nova Zelândia em 1999 e teve a sua primeira versão lançada em Janeiro de 2000, no entanto é ainda nos dias de hoje um sistema ‘vivo’ com actualizações a serem disponibilizadas sempre que se justifiquem.
Não só de catálogos online se faz uma biblioteca, e apesar de esse ser um dos módulos deste software não é o único uma vez que permite ainda a catalogação, aquisição, gestão de utilizadores, gestão de autoridades entre muitas outras ferramentas essenciais para bibliotecários.
PERSONALIZÁVEL
Esta solução é amplamente personalizável, uma vez que permite adaptar, quase que na totalidade, a configuração de todas as interfaces de acordo com a identidade gráfica pretendida mas também todas as definições inerentes a uma biblioteca como por exemplo a definição de regras de empréstimo, perfis de utilizadores, cartões de utente, impressão de etiquetas entre outras funcionalidades.
REGISTO DE AUTORIDADES
O registo de autoridades permite definir vocabulários controlados para descrever pessoas, organizações, termos cronológicos, assuntos e locais o que permite que o software seja interoperável.
GESTÃO SIMPLIFICADA
Possibilita uma gestão do orçamento da biblioteca e a aquisição de novos títulos, permite a gestão de assinaturas de periódicos, importação e exportação em lote de itens do catálogo e utilizadores, gestão integrada de várias bibliotecas com os respectivos grupos de utilizadores, configuração de políticas de empréstimo entre muitas outras opções indispensáveis para bibliotecários.
COMPATÍVEL COM NORMAS INTERNACIONAIS
O Koha é 100% compatível com as normas internacionais mais comuns da área bibliotecária, tais como UNIMARC e MARC21, é compatível com apesquisa através de servidores Z 39.50.
Entre bibliotecas públicas, privadas e escolares o Koha encontra-se implementado em mais de 1000 bibliotecas em todo o mundo.